Colocar o Orgulho no seu devido lugar.
1 NOVEMBRO - Reflexão do Dia
As pessoas que mais respeito no Programa de Jogadores Anónimos e – que, por sua vez – são as que com mais aprendi – parecem estar convencidas de que o orgulho é, como alguém o definiu, a própria origem do pecado. Na teologia moral, o orgulho é o primeiro dos sete pecados mortais. É também considerado a mais grave, destacando-se de outros devido à sua característica peculiar: afeta diretamente as nossas realizações espirituais. Insinua-se em todos os nossos sucessos e realizações, mesmo quando os atribuímos a Deus.
Luto contra o orgulho ao praticar o Décimo Passo regularmente, sempre a olhar para mim e a fazer as coisas certas, exatamente onde correram mal?
Hoje eu peço:
Que eu esteja constantemente em alerta contra as armadilhas do orgulho, que podem afetar traiçoeiramente todas as conquistas, todos os triunfos e todos os afetos recíprocos. Que eu saiba que, quando as coisas correrem bem para mim, o meu orgulho estará sempre à espreita, pronto para receber os méritos. Que eu fique muito atento a isso.
Hoje vou lembrar-me:
Colocar o Orgulho no seu devido lugar.